Consórcio + FGTS = Sonho da casa própria mais próximo
Consórcio Imobiliário
A volatilidade do mercado imobiliário tem assustado muita gente. Os requisitos para concessão de crédito nos bancos, o valor solicitado para a entrada e a variação nos preços das plantas estão afastando as pessoas que, até pouco tempo, acreditavam estar próximos da realização desse sonho.
Mesmo para quem consegue a aprovação, a quitação do imóvel pode demorar décadas, acumulando um montante de juros que poderia ser usado em outros investimentos. Essa realidade ocorre mesmo depois de outros longos anos juntando recursos para fornecer a entrada.
Assim como no caso dos automóveis, o consórcio é uma forma de se planejar para a aquisição da casa própria tendo a segurança da correção dos valores conforme o reajuste do mercado, ao contrário da caderneta de poupança, cujo rendimento é bem inferior à inflação, exigindo que o próprio poupador calcule o quanto precisa depositar a mais para acompanhar essa evolução nos preços. Além disso, também não há a incidência de juros, o resgate da carta de crédito pode ocorrer por sorteio ou lance (antecipando a compra) e a negociação com a construtora ou imobiliária pode ser feita considerando os valores à vista.
O comprador pode até passar um tempo equivalente investindo determinada quantia naquele bem, mas pelo menos, no consórcio, saberá que todo o valor empregado estará indo para o seu objetivo, e não para o pagamento de acréscimos que, com o acúmulo dos anos, pesam no bolso. E mais: o valor das parcelas costuma ser bem mais acessível que no financiamento tradicional.
Sendo assim o consórcio vem ser uma opção econômica e inteligente para adquirir o seu bem, podendo ser um imóvel novo ou usado, residencial ou comercial, de campo, veraneio ou habitacional, terrenos ou também para reformar ou construir. No consórcio você também pode usar o seu FGTS, tanto para compor o lance quanto no abatimento de parcelas.
Quer saber mais? Fale com a gente!