Cuidados com seu PET
Passeando com seu Pet
Assim como você, seu pet também deve passear de carro em segurança!
Rodar por aí com seu animal de estimação solto no carro, sobre os bancos ou no colo de alguém, traz riscos para o bicho e para os demais passageiros em caso de acidentes. Além disso, o transporte incorreto é proibido pelo Código de Trânsito e pode render multa e até cinco pontos na carteira.
Se liga nas dicas!
- Cintos de segurança: são indicados para cães. Nele, o cão fica sentado no banco traseiro bem como qualquer outro passageiro humano. É bem fácil de usar, versátil e atende a todos os portes de animais, sendo a preferida para os pets maiores. Além de ser adaptável aos diferentes tipos de veículos, é ergonômica e segura. Costuma ter preço acessível e funciona como um peitoral que é prendido no mesmo local do cinto de segurança.
- Caixa de transporte: em caso de acidente de trânsito, um animal de 5 quilos pode ser arremessado com a força de 50 quilos. Além dos riscos de saúde, transportar os animais soltos no carro pode resultar em multa e até acarretar em apreensão do veículo. Para garantir uma viagem segura, o motorista precisa estar concentrado no trajeto e sem a preocupação de onde e de como está o pet. Portanto, veterinários recomendam que os passeios sejam feitos com o cão ou gato devidamente acomodados, de forma que fiquem protegidos no caso de uma colisão. Muitos resistem em usar caixas de transporte, pela sensação de confinamento que ela pode causar. Mas ela é bem segura e fácil de ser encontrada. Procure uma caixa que tenha aberturas e seja bem ventilada, para que o seu animal de estimação tenha um pouco de conforto. Por mais que só a caixa já pareça segura o suficiente, é necessário mantê-la fixa ao assento do carro.
O principal é conversa com seu veterinário de confiança para saber de mais cuidados para manter o seu pet tranquilo durante o passeio.